VISITANTE

CADASTRE-SE AQUI E GANHE UM E-BOOK







BAIXE SEU E-BOOK SEDENTARISMO


* Campos obrigatórios



















CADASTRE-SE EM NOSSO BLOG

BAIXE SEU E-BOOK SEDENTARISMO

* Campos obrigatórios

terça-feira, 5 de outubro de 2010

AJUDEM ESTE HOMEM

ALBENE BATISTA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESPECIALISTA EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
E NUTRIÇÃO ESPORTIVA
ANTES
CHEIO DE ALEGRIA E SAÚDE


 HOJE
PROFESSOR ALBENE
NECESSITA DE SUA AJUDA


Posso dizer que conheço este homem, amigo e grande batalhador, ausência física, ausência da voz e do cheiro, das risadas e do piscar de olhos, saudade da amizade que ficará na lembrança por enquanto.

Sabemos que nada é por acaso!

Está com traumatismo cranioencefálico (TCE) Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular.

Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida.o maior medo do ser humano, depois do medo da morte, é o medo da dor. Dor física: um corte, uma picada, uma ardência, uma distensão, uma fratura, uma cárie. dor que só cessa com analgésico, no caso de ser uma dor comum, ou com morfina, quando é uma dor insuportável. Mas é a dor emocional a mais temível, porque essa não tem medicamento que dê jeito. so deus e nossa fé!

Ajude, faça sua parte, tenho certeza que se sentirá bem!
DOE ALIMENTOS E FRALDAS NA FACULDADE METROPOLITANA DE FORTALEZA - FAMETRO

A FAMILIA ESTÁ PASSANDO POR DIFICULDADES!

A FAMILÍA AGRADEÇE A TODOS!

O CREF  E OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE ESTAR FAZENDO CAMPANHA PARA AJUDAR!

DEUS  O ABENÇÕE E MUITO OBRIGADO!

SÉRIES E REPETIÇÕES NA BICICLETA ERGOMÉTRICA

SÉRIES E REPETIÇÕES NA BICICLETA ERGOMÉTRICA


Do mesmo modo como são praticados os outros exercícios na musculação com SERIES e REPETIÇÕES, assim elaborei um treino para as ergométricas. Muitas pessoas chegam na academia e usam a bike apenas para aquecimento, muitas dessas nem sabem o grande benefício que podem conseguir com exercícios devidamente programados com as ergométricas; perda de peso, definição muscular da perna, perda de gordura abdominal, resistência cardiorespiratório e muitos outros.


Quando levantamos os pesos nas musculação temos um programa a seguir que são as séries e as repetições, Por exemplo: supino reto, 3 series de 8 repetições, isso foi um exercício programado. Para as ergométricas nao é diferente. As séries serão substituidas pelo TEMPO em MINUTOS e as repetições serão os MINUTOS LENTOS e OS MINUTOS ACELERADOS.

A Educação Física escolar: a base de tudo


Fonte: Futsal Brasil - Artigos/ OnlinePublicidade


A Educação Física, pela suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora das pessoas, principalmente nas crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais, deve ser disciplina obrigatória nas escolas primárias e secundárias, devendo fazer parte de um currículo longitudinal. Não se deve tratar a Educação Física com descaso. É vergonhoso ver jogos, gincanas e competições substituírem verdadeiras aulas de Educação Física. Isso é muito bom para privilegiar quem tem habilidades motoras acima da média privilegiando uns em detrimento de outros. Onde fica a grande maioria que não possui essa tal habilidade? Na torcida? Aplaudindo?

A qualidade nas aulas de educação física


Para que as Instituições de Ensino possam zelar pela qualidade de suas aulas, num primeiro momento necessitam realmente acreditar que a Educação Física escolar deve ter o mesmo grau de importância das demais disciplinas que compõe o ensino. Devem compreender a real contribuição da Educação Física para a formação dos jovens. Num segundo momento, contratar profissionais que além de se enquadrarem a proposta pedagógica da escola, privilegiem uma educação física onde o movimento humano seja um meio de crescimento e, não um fim em sí mesmo.

De modo que a Educação Física possa contribuir para a melhoria da nossa sociedade, existem algumas referências, pelas quais deve:

- Promover os seus beneficiários com o desenvolvimento de habilidades motoras, atitudes, valores e conhecimentos, procurando levá-los a uma participação ativa e voluntária em atividades físicas e esportivas ao longo de suas vidas

- Ser ministrada numa ambiência de alegria, em que as práticas corporais e esportivas sejam prazerosas

- Propiciar vivências e experiência de solidariedade, cooperação e superação

- Valorizar práticas esportivas, danças e jogos nos conteúdos dos seus programas, inclusive as atividades que representam a tradição e a pluralidade do patrimônio cultural do país e das suas regiões

- Ser meio de desenvolvimento da cidadania nos beneficiários e de respeito ao meio ambiente.

A importância do Conselho Regional da Educação Física

Os Conselhos Regionais de Educação Física como nossos representantes bem próximos, são de extrema importância para a melhoria da qualidade da nossa Educação Física, não só das academias, mas também nas escolas. Todas as profissões devem ser disciplinadas e ter uma entidade forte para trazer conquistas para a categoria.

A Educação Física por muito tempo ficou relegada ao segundo plano nos currículos escolares. Com o fortalecimento da Entidade que nos rege, sem sombra de dúvidas a Educação Física será fortalecida e mais valorizada.

O profissional da Educação Física - um profissional da saúde

A Educação Física no exercício da Educação para a saúde tem como função desenvolver hábitos nas pessoas de prática regular de atividades físicas. Atuando preventivamente na redução de enfermidades relacionadas com a obesidade, diabetes, a hipertensão, patologias cardio-respiratórias, osteoporose, algumas formas de câncer e depressões, contribuindo para a qualidade de vida de seus participantes.

Através do respeito a leis biológicas de individualidade, do crescimento, do desenvolvimento e da maturação humana, a Educação Física vai desenvolver em seus alunos o respeito pela sua corporeidade e das outras pessoas, percebendo e compreendendo assim, o papel real da atividade física realizada desde a infância na escola como meio de promoção e manutenção da saúde.

A Educação Física, LDB e os parâmetros curriculares nacionais

A Educação Física dentro dos novos parâmetros curriculares, contribui como elemento fundamental na formação de cidadãos críticos, participativos e com responsabilidade social.

Uma das metas da Educação Física no momento atual é promover a autonomia dos grupos e, no jogo, valorizar o universo da cultura lúdica. A cooperação, a inclusão social, a participação de todos, a criatividade e a diversidade cultural, aprendizagem e lazer, prazer e qualidade de vida são temas que estão sendo discutidos dentro das novas abordagens da Educação Física.

Sem dúvida nenhuma, passamos por um momento de ebulição teórica, com diversas propostas, contudo o que realmente importa, é que o professor esteja aberto às mudanças e que tenha a coragem de vivenciá-las juntamente com seus alunos.

Autores: Dr. Rogério da Cunha Voser e Esp. João Gilberto Giusti
Material retirado do Livro "O Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica" da Editora Artmed.

PERDENDO GORDURA ABDOMINAL




A gordura da região abdominal costuma ser tão incômoda quanto difícil de ser removida. Essa parte do corpo é um verdadeiro reservatório natural de gordura, e livrar-se dela é uma tarefa realmente desafiadora.

O segredo para conseguir perder gordura abdominal é combinar bons exercícios com uma dieta saudável. Algumas orientações lhe ajudarão nessa empreitada:

Inclua em sua rotina alimentar mais vegetais, frutas e carnes magras e, ao mesmo tempo, reduza substancialmente a quantidade de gorduras e açúcares. As carnes magras, de frango e de peixe vão lhe prover proteína, necessária para construir músculos. Os vegetais e frutas serão fontes de vitaminas, e a baixa ingestão de gordura e açúcar fará uma grande diferença; 
Faça pelo menos trinta minutos de exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo, natação e até mesmo dança, três vezes por semana. Essas atividades são excelentes para queimar 

calorias do seu corpo como um todo, o que vai resultar no consumo dos estoques de gordura que estão concentrados principalmente na região abdominal;  
Trabalhe a região abdominal com exercícios específicos para essa parte do corpo dia sim e dia não. Faça seqüências de exercícios abdominais normais e laterais para reforçar a parede muscular do abdômen. Matricule-se em uma academia para aumentar a variedade de exercícios com a utilização de aparelhos e orientações do instrutor;

A sua nova dieta mais saudável vai reduzir a quantidade de calorias ingeridas e os exercícios aeróbicos vão queimar calorias e reduzir os estoques de gordura. Somado a isso, os exercícios abdominais reforçarão os músculos do abdômen, completando o ciclo;

Seguindo o roteiro acima você obterá resultados satisfatórios e visíveis em algumas semanas ou meses, dependendo do estado em que se encontre. Perceba que os músculos do abdômen, mesmo que desenvolvidos, ficarão ocultos atrás da camada de gordura até que ela seja eliminada. 

Por fim, recomendamos que um médico seja consultado para uma avaliação física antes que você comece a fazer exercícios.

ESPECIAL ED.FÍSICA - REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTAÇÕES - LEGISLAÇÃO: LEIS


Caro leitor, neste site acima você encontrara arquivos em PDF sobre legislação e regulamentação da profissão Educação Física.
RegulamentaçãoLei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA:
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.
Art. 2º Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física os seguintes profissionais:I - os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido;
II - os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislação em vigor;
III - os que, até a data do início da vigência desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física.
Art. 3º Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
Art. 4º São criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física
Art. 5º Os primeiros membros efetivos e suplentes do Conselho Federal de Educação Física serão eleitos para um mandato tampão de dois anos, em reunião das associações representativas de Profissionais de Educação Física, criadas nos termos da Constituição Federal, com personalidade jurídica própria, e das instituições superiores de ensino de Educação Física, oficialmente autorizadas ou reconhecidas, que serão convocadas pela Federação Brasileira das Associações dos Profissionais de Educação Física - FBAPEF, no prazo de até 90 (noventa) dias após a promulgação desta lei.
Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília 1º de setembro de 1998; 177º da independência e 110º da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
D.O.U. - QUARTA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 1998
http://www.educacaofisica.com.br/especiais/educacaofisica/regulamentacao.asp

Estratégias para potencializar o treino de musculação


Arnold Schwarzenegger 


Quanto mais massa muscular uma pessoa tem, mais calorias ela queima por dia, mais precisamente 120 a cada 1,4 quilo de músculo. E não precisa se esfalfar na ginástica: dados do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostram que basta puxar ferro pelo menos duas vezes por semana para evitar o acúmulo de gordura na região abdominal, o tipo responsável pela barriga de chope, além de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. "A musculatura forte também protege as articulações, o que diminui as dores e os riscos de lombalgia, artrose e atrite", completa a fisiologista do exercício Claudia Zamberlan, da Body Check Avaliação Física, Nutrição e Médica, em São Paulo


Outra boa notícia é que os resultados dos exercícios resistidos aparecem rápido: em menos de quatro meses há um aumento de até 10% da massa muscular e da força. Mas dá para agilizar ainda mais esse resultado ao colocar em prática as dicas abaixo - só não esqueça de pedalar, caminhar ou correr por cinco minutos depois da musculação para eliminar o ácido lático, que é o causador da famosa dor do dia seguinte.


1. Se a intenção é ficar musculoso, faça os movimentos em velocidade moderada para lenta e dê pausas de dois minutos entre uma série e outra. "Nesse período o músculo se recupera do esforço e o praticante consegue realizar a próxima série com a mesma qualidade da primeira", fala a fisiologista do exercício Claudia Zamberlan.


2. Já se o objetivo é tonificar sem ficar grande, o truque é usar pouca carga, fazer os movimentos em velocidade moderada para rápida e um intervalo entre as séries de cerca de 1 minuto. E mantenha o músculo trabalho contraído durante todo o tempo.


3. Para emagrecer, use um pouco mais de carga do que o habitual e descanse no máximo 30 segundos entre as séries.


4. Deixe a parte aeróbica para depois da musculação. "Se fizer antes, como normalmente acontece nas academias, vai achar o treino pesado e o cansaço vai bater mais rápido do que de costume", avisa o personal trainer Eduardo Gurgel, do Rio de Janeiro.


5. O treino estacionou? Experimente mudar a planilha. "Quanto mais variar os exercícios, mais estímulo vai dar às fibras musculares", garante Eduardo Gurgel.


6. Para um abdômen tanquinho, só abdominal não resolve. É essencial também queimar os excessos para que a musculatura trabalhada apareça sob a pele. "Para isso, é preciso fazer atividade aeróbica de baixa a média intensidade, ou seja, de 55% a 70% da frequência cardíaca máxima", avisa o personal trainer Christian Monteiro, do Rio de Janeiro. Para descobrir o número exato, a pessoa deve subtrair sua idade de 220 e, do total, verificar quanto é 55% e, depois, 70%. O resultado é o número médio de vezes que o coração deve bater a cada minuto de corrida, caminhada ou pedalada, por exemplo.


7. A forma de se certificar que o exercício está mesmo trabalhando a área desejada é perceber se a musculatura da região está cansada logo depois da série.


8. Nada é tão eficaz para malhar as coxas e os glúteos como o agachamento e os exercícios com caneleiras. "Como eles são mais puxados, faça-os logo no início do treino, quando o corpo ainda está descansado", recomenda Christian Monteiro.


9. Dificultar a execução do movimento é uma forma de potencializar a ginástica. Para isso, invista em barras, caneleiras e halteres, que exigem mais concentração e força para manter a postura correta e levantar a carga. A regra só não vale para os iniciantes, que, por uma questão de segurança, devem se limitar aos equipamentos até adquirirem consciência corporal.


10. Outra dica para quem está começando é fazer de duas a três séries de 15 a 20 repetições com menos carga para não se machucar nem ter que ficar de molho.


11. Sentir-se capaz de fazer duas ou mais repetições ao fim de cada série é sinal de que está mais do que na hora de aumentar a carga.


12. Jamais trave a respiração durante o movimento para não aumentar a pressão arterial. Para ficar mais confortável e até ter a sensação de que o peso ficou mais leve, expire pela boca quando levantar ou empurrar o peso e inspire pelo nariz ao voltar à posição inicial.
por SHÂMIA SALEM

Body Combat, um grande sucesso das academias

Meio luta, meio ginástica, o Body Combat é uma atividade animada que ajuda a perder muitas calorias.

O Body Combat é uma aula aeróbia que combina movimentos, socos, chutes, joelhadas e deslocamentos derivados de várias atividades consideradas de autodefesa e artes marciais, como o Karatê, o Boxe, o Tai-chi-chuan, o Kick Boxing e outros.


Esta aula adquiriu um enorme sucesso devido à grande animação, melhora do condicionamento cardio respiratório e elevada queima calórica (em média 600 calorias em 1 hora de aula, para uma pessoa de 60 kg). Mas além destes benefícios há outros como melhora da coordenação motora, da força, da agilidade e da flexibilidade.
Queime calorias e elimine o estresse com Body Combat.


Como no Body Pump, o programa de aula é elaborado por uma equipe especializada, que monta uma seqüência de exercícios que se repete por 3 meses. Ou seja, é uma seqüência pré-coreografada, realizada no mundo todo.
Qualquer pessoa pode praticar o Body Combat, de iniciantes a alunos avançados, cada um dentro do seu nível de condição física.
A aula é dividida em 10 fases, cada uma com uma música e trabalho específico.


Primeira fase
Aquecimento dos membros superiores e inferiores.


Segunda fase
Primeiro combate: trabalha socos e chutes.


Terceira fase
Primeiro power trainning: música de intensidade alta e prática de socos e deslocamentos.


Quarta fase
Segundo combate: trabalha socos e chutes.


Quinta fase
Segundo powwer trainning: música de intensidade alta e prática de socos e deslocamentos.


Sexta fase
Terceiro combate: trabalha socos e chutes.


Sétima fase
Muay Thai: exercícios de joelhada, cotovelada etc.


Oitava fase
Terceiro power trainning: música de intensidade alta e prática de socos e chutes.


Nona fase
Flexões e abdominais.


Décima fase
Alongamentos.
Vale a pena experimentar e praticar esta aula duas vezes por semana.

Professor de Academia




OBSERVAÇÃO: Por extensão, ocupações como professor de musculação, de ginástica, de natação, de hidroginástica, de artes marciais, entre outras, encontram-se contempladas neste item, já que estas modalidades são praticadas predominantemente em academias.


Descrição do Cargo


Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas nas diversas modalidades oferecidas por uma academia de esportes. Normalmente está subordinado a um Coordenador Técnico (veja) e é quem atua diretamente com os Clientes (alunos) nas aulas.


Formação Básica


Ensino Superior como Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Curso de no mínimo 4 anos. Profissionais que já atuavam nesta atividade até Setembro de 1995 podem se inscrever no CREF de sua região e trabalhar como provisionados.


Formação Adicional


Atualmente, além de uma boa pós Lato Sensu (que sempre é importante) e cursos de atualização, modalidades como ginástica e natação tem surgido com metodologias de aula pré-formatadas e padronizadas que exigem credenciamento e atualização tanto do profissional como da academia.


Mercado de Trabalho


Em expansão e muito competitivo, acompanhando a tendência do próprio mercado das academias e empresas prestadoras de serviço em atividades físicas. Nos últimos anos tem havido uma crescente diversificação de competências por profissional (professores multimodalidades). Especialistas estão em extinção.


• Aspectos Favoráveis: Como a qualificação média dos profissionais (principalmente nos aspectos ligados à qualidade do atendimento) não é das melhores, um pouco de atenção e cuidado neste aspecto destaca facilmente o bom profissional, o que pode lhe valer ascensão profissional dentro da empresa. Com uma boa carga semanal de aulas os ganhos são relativamente bons.


• Aspectos Desfavoráveis: Se não auferir uma boa remuneração por hora aula, o profissional precisará dar muitas aulas por semana (em geral em várias Academias diferentes), o que no médio e longo prazos sempre traz um grande desgaste físico. A forte competitividade nos grandes centros tende sempre a aviltar os preços das aulas.


Características Pessoais
Motivador, vibrante, simpático e empático.


Estratégias de carreira


• Vida acadêmica: Sejam quais forem as suas vocações em termos de modalidades, há cursos de atualização acessíveis já aos estudantes. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Atualmente tanto Ginástica como Natação já possuem credenciamento em metodologias pré-formatadas nas quais você poderá se habilitar para melhorar a sua empregabilidade. Dê importância para atividades como Musculação, Ginástica e Natação. Adquira sólidos conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento e nutrição. Estágios recomendados: Musculação, Ginástica e Natação.


• Vida profissional: O mais interessante é você se agregar a uma empresa especializada nesta atividade, nem que inicialmente seja como mero auxiliar e que a remuneração seja baixa. Nesta fase, procure apreender dos profissionais com mais experiência e sucesso não só os aspectos técnicos da modalidade, mas também suas técnicas de abordagem, atendimento e prestação de serviços aos clientes. Dê a máxima importância à manutenção e aumento de sua rede de relacionamentos, mantendo-a sempre bem organizada e atualizada no seu PC. Pesquise constantemente novos conhecimentos e novas atividades e dinâmicas, utilizando-as de modo a tornar seu trabalho o menos repetitivo e mais motivante possível. Mantenha sempre consigo cartões profissionais e tenha em seu micro um currículo atualizado com foto para ser impresso e enviado o mais rápido possível sempre que surgir a oportunidade.


http://www.educacaofisica.com.br/especiais/educacaofisica/guia_mostrar.asp?id=14

PERSONAL TRAINER - DESCRIÇÃO DO CARGO


Descrição do Cargo
Atua planejando, ministrando e avaliando individualmente atividades físicas para uma pessoa, visando a consecução de objetivos determinados e pré-combinados, como melhorar a qualidade de vida, emagrecer, preparar-se para uma atividade ou evento específico, etc. Pode atuar na residência do contratante, em espaços públicos (como parques) ou em espaços locados como salas de musculação e piscinas de academias ou clubes.


Formação Básica


Ensino Superior como Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Curso de no mínimo 4 anos. Profissionais que já atuavam nesta atividade até Setembro de 1995 podem se inscrever no CREF de sua região e trabalhar como provisionados.


Formação Adicional


Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Esportivo e/ou Avaliação Física são praticamente obrigatórias. Cursos de complementação e atualização em intervalos não superiores a um ano também são importantes.


Mercado de Trabalho


Em expansão, com a crescente conscientização da importância das atividades físicas para a saúde e qualidade de vida, e com as limitações de muitas pessoas atualmente de tempo e de deslocamento para freqüentar uma academia. Há uma forte tendência em incorporar atividades complementares como Yoga, dança, etc.


• Aspectos Favoráveis: É uma atividade muito lucrativa quando se consegue uma boa carteira de clientes. Como os horários são combinados casos a caso, uma conciliação com outras atividades sempre é possível, além de ser uma atividade sempre motivante pela exigência de criatividade e inovações.


• Aspectos Desfavoráveis: Montar uma boa carteira de clientes é algo que demora e exige planejamento, disciplina e muita paciência. Outro obstáculo é a aderência do cliente ao trabalho: qualquer impedimento do cliente (profissional, financeiro, pessoal) os treinos são interrompidos, o que torna esta atividade muito insegura.


Características Pessoais
Motivador, bom marketing pessoal, simpático e organizado.


Estratégias de carreira


• Vida acadêmica: Há cursos de Especialização em Personal acessíveis já aos estudantes. Atualmente existem muitas Pós Lato Sensu específicas sobre o assunto. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Dê importância para atividades como Musculação, Ginástica e um pouco de Natação. Adquira sólidos conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento e nutrição. É uma atividade onde um bom networking (rede de relacionamentos) é fundamental e isso se começa ainda na Faculdade. Estágios recomendados: Musculação, Ginástica e Natação.


• Vida profissional: Como é uma função essencialmente autônoma, não dependa de ninguém e procure montar uma estrutura como se você fosse uma micro empresa. Dê a máxima importância à manutenção e aumento de sua rede de relacionamentos, mantendo-a sempre bem organizada e atualizada no seu PC. Pesquise constantemente novos conhecimentos (clientes gostam de profissionais atualizados) e novas atividades, utilizando-as de modo a tornar seu trabalho o menos repetitivo e mais motivante possível. Selecione com muito cuidado os locais públicos ou academias que vai utilizar, de modo a otimizar a qualidade de seu atendimento. Mantenha sempre consigo cartões profissionais. Mantenha em seu micro também uma proposta atualizada de trabalho para ser impressa e enviada o mais rápido possível sempre que surgir a oportunidade.


http://www.educacaofisica.com.br/especiais/educacaofisica/guia_mostrar.asp?id=12

Conheça a Dermatoglifia, que pode indicar a escolha do exercício

Alguma vez você já se perguntou porque não consegue ficar tanto tempo praticando uma atividade aeróbica, devido ao cansaço? Ou ver que seus músculos não crescem tanto quanto os do seu amigo apesar de os treinos serem idênticos? A resposta é que o seu corpo reage ao estímulo de modo diferente, em função do tipo de fibra muscular que ele é constituído.


Através da DERMATOGLIFIA do latim, dermo, significando “pele”; e do grego, glypha, significando “gravar”, que é um método Russo, desenvolvido em Moscou e trazido ao Brasil pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho, professor da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, que concluiu sua tese de doutorado sobre o assunto naquele país, é possível com a coleta das impressões digitais de seus dez dedos das mãos, revelar o tipo de massa muscular, herdada geneticamente dos seus pais que é definida durante o terceiro e sexto mês de gestação.


Na prática, esta informação pode fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de exercício físico que trará melhores resultados para você, pois com a dermatoglifia é possível identificar seus pontos fracos e fortes, pessoais e intransferíveis e, a partir daí, montar um treino focado no seu potencial genético. Conclusão: os resultados são mais rápidos e seu treino é mais eficiente, o que irá motivá-lo a prática da atividade física.


Para colher as digitais, o procedimento é igual ao utilizado para emissão da carteira de identidade. A combinação de três fatores é que determina o tipo de fibra muscular. Um deles é o tipo de desenho que as linhas formam. Os predominantes são: Presilha (L), Verticilo (W, S-Desenho), ou Arco (A). Outro fator é o índice Delta, definido pela congruência das linhas que formam o tipo de desenho. Também contam-se a quantidade de linhas que cada desenho contém. Através destes três parâmetros é que se faz a interpretação e análise e se chega a um diagnóstico do tipo de fibra muscular. Até pouco tempo, a definição do tipo de fibra somente era possível com uma biópsia (procedimento laboratorial, oneroso e dolorido).


Fibras - Existem, basicamente, dois tipos de fibra muscular: as lentas ou vermelhas e as rápidas ou brancas. As lentas se caracterizam por um predomínio da resistência, graças à grande quantidade de mitocôndrias, estruturas que geram energia dentro da célula por muito tempo e são resistentes à fadiga. As rápidas se caracterizam pela grande estrutura das fibras, capazes de gerar muita força e velocidade, mas entram em fadiga rápido.


Com a determinação do tipo de fibra é possível escolher o melhor exercício, também servir como fator de escolha do esporte que você queira praticar além da posição na quadra, ou o estilo e a tática de jogo que deve adotar.


Após o diagnóstico, se você possui uma musculatura com predominância de fibras rápidas você deverá priorizar o trabalho de musculação porque você hipertrofia os músculos e ganha força depressa. No caso de uma modalidade, você deve escolher aquela em que esteja envolvida grande potência (velocidade e força juntos) como corridas de velocidade, provas de natação de curtas distâncias, saltos, lançamento; no estilo de esporte se optar em jogar tênis, pode aproveitar a sua potência e jogar para ganhar os pontos no saque, pois esse é seu forte, como também treinar o seu ponto fraco que é a resistência.


No caso de possuir uma musculatura com predominância de fibras lentas, você deverá priorizar trabalho aeróbico, pois demora muito para cansar e consegue permanecer por muito tempo na atividade, escolhendo em participar de provas de longa duração como corridas, maratonas, travessias, jogos e treinar o seu ponto fraco que é a força.


Diversas pesquisas estão sendo realizadas e chegam a conclusão de que a dermatoglifia é um importante fator para determinar o perfil adequado para diversas modalidades no esporte brasileiro entre elas: corredores de provas de longa distância, no futsal de alto rendimento, nos atletas profissionais de futebol de campo, ginástica olímpica, triatlo, natação em provas de meio-fundo e fundo.


http://www.educacaofisica.com.br/

SEGUIDORES

PERDA GORDURA E AUMENTE MASSA MUSCULAR EM POUCO TEMPO

EMAGREÇA AGORA COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

CONVERSE CONOSCO

BATE PAPO
Entre em contato conosco, envie sua sugestão para melhoria do nosso blog.